Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Adaptação e avaliação das propriedades de medida da versão brasileira do Sleep Practices and Attitudes Questionnaire (SPAQ)

Introdução

Os comportamentos adotados em relação ao sono durante a vida nem sempre são saudáveis. Isto se deve em parte ao fato de que os estilos de vida podem ser determinados por crenças, atitudes e comportamentos relativos à saúde gerados por meio de conhecimentos adquiridos decorrentes de diversos fatores psicológicos e reproduzidos por representações sociais. O Sleep Practices and Attitudes Questionnaire (SPAQ) foi construído para atender à necessidade de identificar aspectos do sono relevantes para a utilização da teoria do comportamento de saúde, representando os comportamentos habituais, crenças e atitudes sobre o sono para diagnosticar e planejar estratégias de intervenção. O instrumento avalia o sono habitual, comportamentos associados ao sono, problemas do sono, higiene do sono, os determinantes sociais e ambientais, crenças e atitudes sobre o sono relativas à saúde, segurança, funcionamento e conhecimento do sono.

Objetivo

Realizar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades de medida da versão brasileira do Sleep Practices and Attitudes Questionnaire (SPAQ-BR) e, posteriormente (em estudo futuro), planejar as estratégias de intervenção baseadas em teoria para promoção da saúde do sono.

Métodos

Trata-se de um estudo de cunho metodológico de adaptação e validação de um instrumento o qual será realizado em duas etapas: adaptação transcultural e validação. O procedimento metodológico aplicado será tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas, pré-teste e, posteriormente, a avaliação da praticabilidade, aceitabilidade, confiabilidade e validade.

Resultados

“sem resultados”.

Conclusões

Espera-se que os resultados permitam disponibilizar um instrumento com evidências de confiabilidade e validade para a sua aplicação na população brasileira.

Palavras-chave

Culture; Attitude; Sleep; Translation; Validation Study.

Área

Projetos

Autores

Cristina Kano Inazumi, Carla Renata Silva Andrechuk, Cleber de Souza Oliveira, Carola de Los Angeles Rosas Ordonez, Natalia Amorim Ramos, Mayza Luiza dos Santos Neves, Maria Filomena Ceolim