Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO PARA PROMOVER A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO PRECONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

Introdução

É preciso criar uma metodologia que incentive os municípios brasileiros a desenvolverem programas para a Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças e a estimularem a adesão da população a tais programas, levando em consideração as políticas empreendidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.
A partir de levantamento bibliográfico das práticas de promoção de saúde, constatamos uma lacuna existente em sua dimensão metodológica, isto é, em experiências que demonstrem ser coerentes com o discurso da promoção de saúde.

Objetivo

O presente estudo tem o objetivo de investigar a eficácia de um programa de saúde, por meio da observação da adesão ao método “O Poder da Saúde”, que inclui orientações teóricas e práticas a respeito de exercícios físicos, alimentação saudável, sono de qualidade e técnicas para melhorar o controle emocional, baseados nos preceitos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre variáveis relacionadas à saúde de pessoas residentes no distrito de Burarama, Cachoeiro do Itapemirim - ES. Foi realizado um estudo transversal conduzido com moradores do distrito Burarama de agosto de 2018 a agosto de 2019:

Métodos

Estudo transversal conduzido com moradores de um distrito de Cachoeiro de Itapemirim, Burarama, ES, de agosto de 2018 a agosto de 2019.
Foram elegíveis para o estudo indivíduos maiores de 16 anos que se inscreveram previamente no programa. A amostra foi selecionada para estimar a proporção de pessoas que poderiam aderir a hábitos de vida saudáveis (alimentação equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade e técnicas de controle emocional) mediante aconselhamento promovido pelo Médico Dr. Thanguy Friço em palestras realizadas quinzenalmente durante quatro meses, monitoradas e posteriormente acompanhadas por oito meses.

Resultados

Melhora significativa da prática de atividades físicas regulares pelos participantes em quase 300% a mais do que era praticado antes do método, a melhora do peso em praticamente 50% dos participantes, a melhora do sono em praticamente 30% dos participantes, a melhora do controle emocional e do nível de percepção da felicidade em 25%, a redução da ansiedade em 25% e a redução dos sintomas de depressão em 50%

Conclusões

Precisamos criar uma Metodologia que incentive a promoção de saúde nos municípios e não apenas ações voltadas a paliação das doenças.

Palavras-chave

saúde, qualidade de vida, sono, atividade física, controle emocional, alimentação

Área

Projetos

Instituições

SABE - Espírito Santo - Brasil, UNIQUE CENTRO MEDICO - Espírito Santo - Brasil

Autores

THANGUY GOMES FRICO, PATRICIA DE MELLO CORREA FRICO