Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MENOPAUSA EM TRABALHADORAS NOTURNAS: INTERVENÇÃO COM MELATONINA EXÓGENA PARA A MELHORIA DO SONO E BEM-ESTAR

Introdução

Mulheres relatam problemas de sono desde a perimenopausa até a pós-menopausa, além de outros sintomas como ondas de calor, distúrbios de humor e ganho de peso. Esses problemas são frequentemente acompanhados de depressão e ansiedade. Considerando que o trabalho noturno reduz a produção de melatonina, consequentemente modificando a sinalização e resposta aos hormônios esteroides, supõe-se que a menopausa tenha seus efeitos potencializados entre trabalhadoras noturnas.

Objetivo

Suplementar melatonina em profissionais de saúde expostas ao trabalho noturno a fim de reduzir efeitos da menopausa, particularmente sobre o sono, perfil hormonal do climatério e sintomas psíquicos.

Métodos

Será feito um ensaio clínico randomizado, mono cego, controlado com placebo, realizado em hospital de grande porte, localizado na cidade de São Paulo-SP, onde serão avaliadas 20 trabalhadoras do turno noturno e 20 do turno diurno, que estejam na fase de climatério e que trabalhem no sistema 12hx36h. Esse estudo é um subprojeto de um projeto temático financiado pela Fapesp (Processo#2019/24327-5). Antes e depois da intervenção, será coletada amostra de sangue após 4 h de jejum para determinar os hormônios folículo-estimulante (FSH), estradiol e progesterona. Em ambos os momentos as trabalhadoras também preencherão questionários para avaliação dos sintomas da menopausa, cronotipo, condições socio demográficas, aspectos ocupacionais, hábitos de vida, morbidade geral e ocupacional, presença de distúrbios psíquicos menores (DPM), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, existência de estresse e qualidade de sono. Espera-se que as trabalhadoras do grupo-intervenção apresentem melhora na sintomatologia relacionada à menopausa em comparação ao grupo-controle. Além disso, também se espera que a melhora dos sintomas seja maior no grupo de intervenção noturno em comparação ao grupo de intervenção diurno.

Resultados

Sem Resultados

Conclusões

Sem Conclusões

Palavras-chave

Climatério, melatonina, menopausa, sono, trabalho noturno.

Área

Projetos

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Susy Pereira Saraiva, Claudia Roberta de Castro Moreno, Patrícia Nehme , Luciana Nogueira, Elaine Cristina Marqueze , Jose Cipolla-Neto