Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação epidemiológica e polissonográfica de pacientes atendidos em um serviço privado de Campo Grande - MS

Introdução

O sono de ondas lentas é comum a todos os vertebrados, porém o sono paradoxal só é encontrado em mamíferos e aves. O sono é importante não apenas para revigorar as energias, mas, principalmente para manter o equilíbrio dos diversos sistemas, tais como: imune, metabólica, neurológica e cardiovascular. Diante disso, percebe-se que distúrbios no sono podem acarretar uma alteração na homeostasia do indivíduo, gerando repercussões físicas e mentais. Para tal, surge a necessidade de avaliá-lo e isso é feito a partir da Polissonografia.

Objetivo

Caracterizar os distúrbios do sono de pacientes atendidos em uma clínica privada, em Campo Grande-MS, identificando, com isso, o perfil sociodemográfico e epidemiológico da amostra estudada, além da correlação entre hábitos de vida e qualidade de sono.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, retrospectiva de corte transversal, do tipo descritiva, cujas informações serão obtidas por meio de dados secundários contidos na base de dados informatizada da clínica eleita para realização do presente estudo. Serão filtrados na base de dados os casos de exames realizados no período de março de 2018 a março de 2020. O local escolhido para a coleta de dados é uma clínica de sono que presta serviços por meio de convênio com planos de saúde privados ou com particulares, a escolha do local deve-se por ser pioneiro e por possuir maior número de leitos para a realização dos exames. Serão avaliados os seguintes instrumentos contidos no banco de dados: Questionário Pré Sono, Questionário Pós Sono e os resultados do exame polissonográfico. Dentre as variáveis nos resultados do exame polissonográfico, serão analisados a idade, circunferência cervical, o sexo, IMC, tempo total de sono, uso de medicamentos e o diagnóstico. A partir disso, serão feitas relações com as variáveis usando-se de testes estatísticos paramétricos com 95% de confiabilidade.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

A relevância do estudo em curso deve-se aos benefícios que o conhecimento sobre a prevalência e incidência dos distúrbios do sono, como propiciar diagnóstico precoce, além de adotar estratégias de assistência baseadas no contexto epidemiológico de Campo Grande - MS.

Palavras-chave

Sono; Polissonografia; Pacientes.

Área

Projetos

Instituições

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Alessandra Aparecida Vieira Machado, Ben Hur Vitor Silva Ono, Beverly Martinez, Eduardo de Sousa Martins e Silva, Geórgia Saad, José Carlos Rosa Pires de Souza, Lucas Rasi Cunha Leite, Marcílio Delmondes Gomes, Silke Weber, Solange Gomes