Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Relação entre o horário das refeições com a qualidade de sono e nível de ansiedade em estudantes da área da saúde de São Paulo

Introdução

Vários estudos mostraram que os ritmos circadianos podem ser influenciados pela alimentação. Além disso, cada indivíduo apresenta um cronotipo, baseado em uma preferência de horários para a realização de suas atividades e repouso, sendo assim, o cronotipo pode influenciar diversas fases da vida, como o período acadêmico. Nesse estudo, será analisada a possível associação entre o horário da alimentação, qualidade do sono e o nível de ansiedade em estudantes da área da saúde de faculdades de SP.

Objetivo

Verificar a associação do horário da refeição principal e da última refeição antes de dormir com a qualidade de sono e níveis de ansiedade de estudantes universitários.

Métodos

Esse trabalho faz parte de uma pesquisa mais abrangente intitulada “Sono e Desempenho Acadêmico de Estudantes da Área da Saúde” que investigará a relação do sono e cronotipo com o desempenho acadêmico de estudantes universitários brasileiros. O presente estudo será realizado a partir de questionários respondidos por estudantes da área da saúde de uma universidade pública e uma faculdade particular de SP. A coleta de dados será realizada online por meio de um google form, no qual estarão incluídos os seguintes instrumentos, além de informações sociodemográficas: questionário de matutinidade-vespertinidade, questionário de cronotipo de Munique (MCTQ) e índice de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI). Por último, para quantificar componentes subjetivos relacionados à ansiedade, será utilizado o inventário de ansiedade traço-estado. Além disso, os participantes responderão questões relativas ao horário da refeição principal e da última refeição antes de dormir. Serão avaliados os horários das refeições e sua correlação com a qualidade de sono, por meio do coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman, de acordo com a normalidade da distribuição dos dados. Os mesmos testes serão utilizados para verificar a correlação entre o cronotipo e os horários de refeições, uma vez que serão utilizados os dados do cronotipo em escala contínua e não sua classificação. O mesmo procedimento será realizado para as análises das pontuações de ansiedade, de forma a permitir análises de correlação.
Apoio: 2021/05367-6 (FAPESP)

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Sem conclusões

Palavras-chave

Nutrição, Sono, Ansiedade e Estudantes

Área

Projetos

Autores

Cristina da Silva Luz, Claudia Roberta de Castro Moreno, John Fontenele Araújo, Leandro Lourenção Duarte