Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES RESULTANTES DA PRIVAÇÃO DO SONO EM PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19

Introdução

O reconhecimento do ambiente propenso aos distúrbios do sono, a minimização da ocorrência de estressores, uma observação da qualidade ajudam medidas de melhoria. A má qualidade do sono provoca consequências irreparáveis na reabilitação do paciente crítico, e no paciente de Covid-19. Ademais, percebem-se alguns sintomas físicos e cognitivos nos pacientes que apresentam má qualidade do sono: cansaço, perda da concentração, fadiga, aumento da sensibilidade à dor, ansiedade, nervosismo, ideias irracionais, alucinações, perda de apetite, constipação e maior propensão a acidentes (COSTA; CEOLIM, 2013).
Os pacientes acomodados em UTI ou em alas de internação sentem uma sensação assustadora e estressante devido às mudanças súbitas na sua vida e sua condição de saúde-doença prejudicada, bem como um súbito medo da morte associado à condição clínica. Uma das necessidades humanas básicas mais afetadas, nesse contexto, é o sono / repouso, o que está mais ligado à sua recuperação e à manutenção da saúde física e emocional. A perturbação do sono no paciente crítico define-se como a insuficiência na duração dos estádios do sono, que resulta em desconforto e interfere na qualidade de vida. Uma contínua falta de sono restaurador, ao longo do tempo, resulta em sequelas físicas e cognitivas.

Objetivo

Reconhecer quais são os efeitos da privação do sono em paciente internados com COVID-19;
Analisar quais Fatores Intervenientes na Qualidade do Sono afetam esses pacientes;
Descrever quais os impactos da privação do sono na qualidade de vida dos indivíduos acometidos por esse agravo.

Métodos

Trata-se de pesquisa quantitativa, uma modalidade de pesquisa que atua sobre um problema humano ou social, é baseada no teste de uma teoria e composta por variáveis quantificadas em números (Knechtel, 2014). Será realizado com pacientes com diagnóstico confirmado para Covid-19, que esteja internado em todas as unidades que abriguem esses indivíduos em suas unidades de internação na cidade de Mossoró-RN: UPA; Hospital Celina Guimarães; Hospital São Luís e Hospital Tarcísico Maia. Não devem mais estar em período de isolamento para contato e aerossol. E serão utilizados instrumentos de coleta o questionário de qualidade de vida- Whoqol e o questionário FIQS - Fatores Intervenientes na Qualidade do Sono. E serão analisados por estatística.

Resultados

Sem resultados

Conclusões

As conclusões só poderão ser apontadas mediante os resultados.

Palavras-chave

Privação do sono; Covid-19; Enfermagem

Área

Projetos

Autores

MARINA DE JESUS PAIVA, EMILE ROCHA DA SILVA PAIVA , MYLLENA VIEIRA LEMOS , ANA BEATRIZ FERNANDES, AMÉLIA CAROLINA LOPES FERNANDES , EDIVANIO ROCHA PAIVA, JULIANE CARLOS DA SILVA