Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Sono, marcadores inflamatórios e saúde cardiovascular ideal: em trabalhadores de uma universidade pública

Introdução

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morbidade e mortalidade no mundo e existem evidências de que os distúrbios do sono são fatores de risco para as DCV. A proposta da American Heart Association sobre a saúde cardiovascular (SCV) ideal propõe sete métricas (LS7) possíveis de modificação para melhora do estilo e qualidade de vida visando a prevenção de DCV. A avaliação do sono não foi incluída na métrica LS7, porém orientações sobre o sono saudável são fundamentais para a prevenção de agravos e doenças.

Objetivo

Fase 1: Analisar o padrão epidemiológico da duração do sono, qualidade do sono, cochilos, insônia e o risco de apneia obstrutiva do sono segundo níveis de marcadores inflamatórios séricos e as métricas de SCV ideal, em trabalhadores de uma universidade pública. Fase 2: Identificar, por meio de registros actigráficos, as características do ciclo vigília-sono e a expressão do ritmo de atividade e repouso, e sua relação com os níveis séricos de marcadores inflamatórios (Proteína C-reativa, interleucina 6 e 10 e fator de necrose tumoral-α) e a SCV ideal.

Métodos

O presente estudo é parte de um estudo mais amplo que avaliará as sete métricas (Life’s Simple 7 - LS7) como um primeiro passo para o delineamento de intervenções baseadas em teoria para promoção da SCV ideal. Trata-se de um estudo epidemiológico, de base populacional e de corte transversal, a realizar-se em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Fase 1: 553 trabalhadores, com idade entre 20 e 59 anos, responderão a instrumentos para a caracterização sociodemográfica, clínica, avaliação do sono, insônia e serão submetidos à avaliação laboratorial. Fase 2: uma subamostra específica sorteada (84 trabalhadores) realizará actimetria por 15 dias consecutivos.

Resultados

“sem resultados”.

Conclusões

Espera-se que os resultados obtidos na investigação ofereçam subsídios sobre a importância do sono saudável como um fator de proteção cardiovascular possibilitando que gestores e profissionais de saúde possam propor futuras intervenções junto a essa população.

Palavras-chave

Saúde Cardiovascular Ideal; Sono; Actigrafia; Transtornos do sono; Life’s Simple 7

Área

Projetos

Instituições

Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Carla Renata Silva Andrechuk, Maria Filomena Ceolim, Mayza Luzia dos Santos Neves, Cleber de Souza Oliveira, Cristina Kano Inazumi, Natália Amorim Ramos Felix, Carola Rosas, Roberta Cunha Matheus Rodrigues, ESTEVAM CORNÉLIO, THAIS MOREIRA MOREIRA SÃO JOÃO