Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FOTOBIOMODULAÇÃO APLICADA À TERAPIA DO SONO

Introdução

A terapia miofuncional aplicada aos distúrbios do sono promove a reabilitação da musculatura e funcionalidade, trabalhando-se mobilidade e tônus de acordo com a demanda de cada indivíduo. O objetivo fonoaudiológico é a diminuição da vibração da musculatura orofaríngea e colabamento da via aérea superior. Embasado na literatura, pretende-se verificar o aumento da eficiência terapêutica com o emprego da fotobiomodulação associada a terapia fonoaudiológica tradicional.

Objetivo

Verificar se a ação da fotobiomodulação potencializa a terapia miofuncional orofacial a partir de sua aplicação em pacientes com ronco e apneia e, caso positivo, estabelecer um protocolo de terapia.

Métodos

Estudo quantitativo, de corte transversal, realizado com casuística de conveniência em hospital universitário, com usuários elencáveis, do ambulatório Multidisciplinar de Distúrbio do Sono. Será realizado ensaio clínico randomizado controlado, com pacientes divididos em 02 grupos semelhantes. Grupo A: submetidos às intervenções tradicionais com manobras passivas e ativas no complexo crânio-orofaciais-cervicais, estímulos sensoriais e os exercícios miofuncionais orofaciais e Grupo B: submetidos às intervenções tradicionais associadas ao uso do laser de baixa potência. A comparação do TEMPO DE RECUPERAÇÃO entre os grupos será por t-Student (distribuição normal) ou Man-Whitney (ausência de distribuição). A EFICIÊNCIA será testada por Chi-Quadrado, utilizando critérios AUMENTO DE EFICIÊNCIA (SIM/NÃO) com USO DO LASER ASSOCIADO A MÉTODOS CONVENCIONAIS (SIM/NÃO). Período terapêutico de doze semanas (doze sessões de 40 minutos em média). Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o número do CAAE: 36541820.7.0000.5404.

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Espera-se que com o uso da fotobiomodulação associada às práticas tradicionais, ocorra o aumento na eficiência terapêutica.

Palavras-chave

Apneia Obstrutiva do Sono, Fonoaudiologia, Terapia a Laser de Baixa Potência.

Área

Projetos

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

Priscila Mara Ventura Amorim Silva, Luiza Junqueira Ferrer, Marieli Timpani Bussi, Adriana Tessitore